Lubrificantes

Lubrificantes

A história do lubrificante

Inventado em 1916, o KY foi o primeiro lubrificante a ser comercializado no mundo. Apesar da precocidade, nessa época sua utilidade era bem diferente da atual. Seu uso era restrito à área médica, a fim de facilitar consultas ginecológicas e alguns procedimentos laboratoriais, como é feito ainda hoje.

 

Os brasileiros, porém, não tiveram a mesma sorte. Apesar de ter sido lançado há 90 anos, foi só em 1990 que o produto chegou ao Brasil. Isso significa que a geração de mulheres que hoje está na casa dos 40 e entrando na menopausa não teve contato com os lubrificantes durante a iniciação sexual. Talvez muitas delas nunca sequer tenham feito uso do produto e estejam sofrendo com a diminuição de lubrificação típica desta fase da vida. 

A realidade, felizmente, mudou bastante na última década. Ginecologistas e terapeutas sexuais não apenas prescrevem como incentivam o uso de lubrificantes na relação. A sexóloga Glene Faria comenta: "Prescrevo lubrificantes em qualquer idade, tanto para as que estão iniciando a vida sexual, quanto para as de idade mais avançada. É muito bem-vindo na relação, acho que deveria fazer parte dá nécessaire de qualquer mulher, juntamente com o preservativo". 

 

 

Rating: 3.0/5 (25 votos)



ONLINE
1






Total de visitas: 2130